Força-tarefa que desmantelou abatedouro clandestino de cavalos em Anápolis é homenageada nesta noite

    A força-tarefa responsável pela interdição de um abatedouro clandestino de cavalos em Anápolis, no último dia 11 de março, recebeu, na noite de 24 de abril, uma homenagem na Câmara Municipal de Anápolis. Os 36 profissionais que atuaram na operação são integrantes de vários órgãos estaduais e municipais, como Polícia Militar, Polícia Civil, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Vigilância Sanitária Estadual e Batalhão Florestal da Polícia Militar. Os homenageados receberam uma moção de aplauso proposto pela vereadora Seliane da SOS (MDB) e pelo deputado Amilton Filho (MDB).


    A ação conjunta – que apreendeu 700 quilos de carne em péssimas condições de higiene, portanto impróprias para o consumo humano – começou após a Polícia Militar desconfiar, durante uma ronda de rotina, do mau-cheiro exalado de um estabelecimento na zona rural de Anápolis, no domingo, 9 de março. Segundo contam os agentes, ao se aproximarem do prédio para averiguar a origem daquele odor, constataram se tratar de um abatedouro de cavalos.

 

    Um total de 40 animais, entre cavalos e éguas, muito debilitados, extremamente magros e alguns feridos e visivelmente doentes, foi encontrado no abatedouro. Alguns deles estavam cercados em um curral que tinha ligação direta com o local do abate, enquanto outros encontravam-se no pasto da propriedade.

 

   A Polícia Civil abriu um inquérito após ser acionada para apurar o caso. Na terça, a corporação, junto a fiscais da Vigilância Sanitária, da Agrodefesa e peritos da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), realizaram perícia no local. Além das carnes armazenadas em freezers, foram encontrados câmara fria, moedores de carne, embalagens e caixas para manuseio e preparação de produtos.


    A carne foi apreendida, após a perícia e coleta de amostras para exames, e encaminhada ao aterro sanitário de Anápolis para ser incinerada. Os cavalos resgatados foram levados ao curral da Prefeitura para os procedimentos legais e definição da destinação. Posteriormente, os animais foram adotados pelo cantor Zezé di Camargo, da dupla com Luciano, e encaminhados a algumas de suas propriedades rurais.

Shape

Comunicação direta com você!

Nosso objetivo é estar em sintonia com todos os goianos. Vem comigo!

Shape